Conforme havia falado com a Suelen para mim seria um desafio estar ensinando informática de um “modo diferente” de como eu sempre ensinei. Já consegui montar duas turmas de oito alunos cada. No início achei que seria complicado se eles não mostrassem interesse pelo tema que eu havia sugerido durante as formações, pesquisarem a história local, especificamente com foco nos Projetos Sociais, Igrejas/ Centros Religiosos e Comércios de uma forma geral. Como toda regra sem exceção é burra eu abro espaço para outras coisas que eles sugerem, como por exemplo a história do campo de futebol, que com certeza faz parte da história do local, mas ainda vamos mergulhar muuuitooo. Na aula de hoje após o brainstorm nós optamos por pesquisar a história de um Projeto Social que existe na São Remo, tinha alunos que não sabiam nada de informática, então falei um pouco sobre a parte física da máquina e da parte lógica e de como os dados são processados, um breve comentário sobre os diferentes sistemas operacionais (sem emitir opinião pessoal...). Acessamos a Internet e pesquisamos informações sobre o referido Projeto, depois capturamos o texto como imagem, usando a tecla print scree SysRq e jogamos a imagem no paint e editamos a mesma, após o “ritual de recorte do que não queríamos” colamos a imagem no Word. Parece um exercício bobo, mas quem nunca mexeu num computador achou muito produtivo fazer isso.
Teve uma aula que dei na laje sobre cidadania ouvindo Racionais dentre outras músicas de protesto que os próprios alunos sugeriram. Como disse o Marcos o Plano de Aula nem sempre da certo, mas orienta. Depois da inauguração oficial da EIC estarei postando os planos de aula, enquanto isso... vou escrevendo de vez em quando.
Enfim, estou me adaptando a novos mergulhos..............
Reginaldo Santos da Luz
segunda-feira, 27 de abril de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Olá Reginaldo, fiquei bastante contente com o seu relato sobre as atividades no Alavanca.Este é o caminho para compartinhar nossas experiências com os educandos para toda a rede CDI,no sentido de criarmos uma forma mútua de conhecimentos e aprendizagem. Assim esperamos e ansiamos que venha acontecer. Grande abraço,
ResponderExcluirEmerson Almeida. CDI-SP
E aí senhores?
ResponderExcluirAlavancando muitas ações? Gostaríamos de ler mais relatos de como está rolando as formações aí na alavanca.
Abraços: Equipe CDI-SP