PAC - Plano de Curso
Turma/Horário: Segunda - feira e terça - feira: 09h00 ás 12h00
Quarta- feira e quinta-feira: 09h00 ás 12h00
- Mergulho pela Comunidade.
- Questionar o conhecimento de cada um quanto à história do bairro.
- Durante o mergulho pediremos para os educandos procurarem ver a comunidade com um olhar curioso, procurarem ver sinais do passado.
- Buscaremos ainda relato de moradores antigos.
Ferrramentas Tecnológicas:
-Máquinas Fotográficas
- Computadores
- Gravador de Voz
- Mídias diversas
- Vídeos
- Internet
- Blog
Possíveis Parcerias
- Buscaremos dados nos jornais do Bairro; ex moradores, na prefeitura ou outros lugares.
---------------------------------------------------------------------------------------------------
Problematização
Estratégias/Atividades:
- Foi realizado um senso e descobrimos que as pessoas não conhecem a história de onde vivem.
- Buscar pessoas que estão na Comunidade há muitos anos (ou já morou na mesma) para darem palestras.
- Após buscar com os educandos aspectos físicos e resgatar histórias orais sobre a história do bairro, despertaremos a curiosidade dos mesmos quanto a importância da história para a comunidade de modo geral.
Ferramentas Tecnológicas:
- Usaremos o Office (ou similares) para leituras de textos, ou criação de textos. Uso de imagens, com as fotos tiradas da comunidade.
--------------------------------------------------------------------------------------------------
Plano de Ação
- Entrevistar os donos de Comércios, pastores e padres ou líderes de outras religiões que possam existir na comunidade
- Tirar fotos dos estabelecimentos
- Scanear fotos antigas
Desenvolver questionário de como era o relacionamento com a comunidade no início das atividades exercidas.
- faremos a divisão de tarefas junto ao grupo de educandos.
Ferramentas Tecnológicas
- Cada grupo terá um gestor que fará os registros diários
- Usaremos um livro ATA, ou caderno Universitário para registrar os acontecimentos.
- Máquinas fotográficas.
Implementação
- Fazer uma exposição na comunidade em algum lugar estratégico
- Compartilhar as informações com ONG`s, Projetos Sociais, e futuramente deixar em exposição permanente.
Avaliação
- Realização de Relatórios
- Reunião com Educadores e Coordenação.
Olá a todos do Projeto Alavanca. Li o plano de curso e está interessante. É esse o caminho. Agora, quando podemos fazer isso acontecer? Não estamos sozinhos nessa, vou olhar com mais atenção para o Plano de vocês,e envio por e-mail algumas sugestões.
ResponderExcluirAbraço,
Emerson Almeida Ass.Pedagógico CDI-SP