sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

PAC - Plano de Curso

Turma/Horário: Segunda - feira e terça - feira: 09h00 ás 12h00

Quarta- feira e quinta-feira: 09h00 ás 12h00


Momento: Leitura do Mundo

- Mergulho pela Comunidade.

- Questionar o conhecimento de cada um quanto à história do bairro.

- Durante o mergulho pediremos para os educandos procurarem ver a comunidade com um olhar curioso, procurarem ver sinais do passado.

- Buscaremos ainda relato de moradores antigos.


Ferrramentas Tecnológicas:

-Máquinas Fotográficas

- Computadores

- Gravador de Voz

- Mídias diversas

- Vídeos

- Internet

- Blog

- office

Possíveis Parcerias

- Buscaremos dados nos jornais do Bairro; ex moradores, na prefeitura ou outros lugares.


---------------------------------------------------------------------------------------------------
Problematização
Estratégias/Atividades:

- Foi realizado um senso e descobrimos que as pessoas não conhecem a história de onde vivem.

- Buscar pessoas que estão na Comunidade há muitos anos (ou já morou na mesma) para darem palestras.

- Após buscar com os educandos aspectos físicos e resgatar histórias orais sobre a história do bairro, despertaremos a curiosidade dos mesmos quanto a importância da história para a comunidade de modo geral.

- Mostraremos que ampliando mais informações e conhecimentos teremos maiores repertórios para melhor agir.

Ferramentas Tecnológicas:
- Usaremos o Office (ou similares) para leituras de textos, ou criação de textos. Uso de imagens, com as fotos tiradas da comunidade.

--------------------------------------------------------------------------------------------------

Plano de Ação

- Entrevistar os donos de Comércios, pastores e padres ou líderes de outras religiões que possam existir na comunidade

- Tirar fotos dos estabelecimentos

- Scanear fotos antigas

Desenvolver questionário de como era o relacionamento com a comunidade no início das atividades exercidas.

- faremos a divisão de tarefas junto ao grupo de educandos.


Ferramentas Tecnológicas

- Cada grupo terá um gestor que fará os registros diários

- Usaremos um livro ATA, ou caderno Universitário para registrar os acontecimentos.

- Máquinas fotográficas.

- Prancheta de madeira, lápis e borracha

Implementação

- Fazer uma exposição na comunidade em algum lugar estratégico

- Compartilhar as informações com ONG`s, Projetos Sociais, e futuramente deixar em exposição permanente.


Avaliação

- Realização de Relatórios

- Reunião com Educadores e Coordenação.


Um comentário:

  1. Olá a todos do Projeto Alavanca. Li o plano de curso e está interessante. É esse o caminho. Agora, quando podemos fazer isso acontecer? Não estamos sozinhos nessa, vou olhar com mais atenção para o Plano de vocês,e envio por e-mail algumas sugestões.
    Abraço,
    Emerson Almeida Ass.Pedagógico CDI-SP

    ResponderExcluir